
Esclarecemos suas dúvidas sobre o atendimento online da Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Os Atendimentos On Line em Fisioterapia são amparados pela Resolução nº516/2020 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e visando levar atendimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à população e, ao mesmo tempo, assegurar o bem-estar do profissional; a resolução foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de março de 2020, os serviços de Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento.
Por Rachel Xavier
- Teleconsulta: consulta clínica registrada e realizada pelo Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional a distância.
- Teleconsultoria: comunicação registrada e realizada entre profissionais, gestores e outros interessados da área de saúde, fundamentada em evidências clínico-científicas e em protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.
- Telemonitoramento: acompanhamento à distância de paciente atendido previamente de forma presencial por meio de aparelhos tecnológicos. Nesta modalidade o Fisioterapeuta utiliza métodos síncronos e assíncronos, como também deve decidir sobre a necessidade de encontros presenciais para a reavaliação, sempre que necessário, podendo o mesmo também ser feito, de comum acordo, por outro Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional local.
- Síncrona: qualquer forma de comunicação a distância realizada em tempo real;
- Assíncrona: qualquer forma de comunicação a distância não realizada em tempo real.
É necessário contato prévio com o Profissional que irá identificar a possibilidade do atendimento on line; existem casos que podem ser atendidos e ou acompanhados a distância, a decisão é baseada em Evidências Científicas, considerando o benefício e a segurança dos pacientes e as limitações para cada caso, no atendimento on Line não será possível a utilização dos recursos Biofísicos e as Terapias Manuais.
O Atendimento on Line proporciona início do tratamento sem adiamento do mesmo por diversos motivos que podem interferir no atendimento presencial.
Na Teleconsulta inicialmente é realizado avaliação em que o Fisioterapeuta utiliza a Experiência Clínica e as Evidências Científicas para elaborar um programa de tratamento com tomadas de decisões de acordo com cada caso.
Na Teleconsulta, com uso da tecnologia remota, a documentação do atendimento (Prontuário com armazenamento dos dados do paciente), é igualmente ao atendimento presencial, como também o respeito ao Código de Ética e a segurança envolvida nas dinâmicas do atendimento remoto, importante ressaltar a necessidade de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para que o paciente assine que está ciente das limitações do atendimento remoto.
Foi enfatizado pelo COFFITO a importância em que a prestação de serviços não presenciais, o profissional está obrigado a observar todos os demais dispositivos contidos nos Códigos de Ëtica e Deontologia da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, devendo respeitar a infraestrutura tecnológica física, recursos humanos e materiais adequados, assim como obedecer as normas técnicas de guarda, manuseio e transmissão de dados, garantindo confidencialidade, privacidade e sigilo profissional semelhantes ao atendimento presencial.
O profissional Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional conversando com o paciente irá fazer uma Triagem dos casos que podem ser realizados de forma remota e apresentar ao paciente os benefícios possíveis e as limitações desta forma de atendimento.
Existem casos em que os benefícios do tratamento não podem ser alcançados de forma remota e outra possibilidade e a forma hibrida (onde parte do atendimento pode ser remoto e parte presencial).